• 04
  • setembro

5 dicas para vender mais na Black Friday

5 dicas para vender mais na Black Friday – Final do ano chegando e todos que trabalham com varejo ou e-commerce começam a pensar em uma das datas mais importantes do calendário, a BLACK FRIDAY! Na verdade, estamos falando da segunda maior data do varejo nacional, perdendo apenas para o Natal. Mas e sua empresa? O que ela está fazendo para se preparar pra essa data?

Turismo online na Black Friday

O mercado do turismo está cada vez mais ativo na Black Friday. Em 2017, o ticket médio de algumas empresas participantes aumentou em 10% em relação ao ano anterior. O e-commerce fez crescer as vendas de passagens aéreas, rodoviárias e de pacotes de viagens. Uma pesquisa publicada pela Ebit, revelou que o turismo online cresceu 73% nos últimos cinco anos.

Muitos consumidores deixam para comprar passagens aéreas e serviços turísticos durante a Black Friday. Grande parte deles espera a data para poder iniciar o planejamento de sua viagem de férias, aproveitando descontos que podem passar dos 50% dependendo do segmento. Já mostramos aqui no blog da intripADS, a importância do marketing digital para negócios de turismo, mas com certeza poderíamos adicionar a Black Friday como mais um motivo importante para uma empresa de turismo investir em ações digitais.

5 DICAS DE COMO VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY

Como qualquer ação em marketing digital, um bom planejamento e preparo é muito importante. Por isso, vamos dar 5 dicas de como vender mais na Black Friday. Essas dicas valem para qualquer segmento, inclusive para o seu negócio de turismo, seja ele pequeno, médio ou grande. A data é uma ótima oportunidade para alavancar seus resultados no ano.

1 – Faça um planejamento específico para a Black Friday

Como normalmente a Black Friday sempre ocorre no final de novembro, mais precisamente na quarta sexta-feira do mês, você não precisa deixar sua campanha pra última hora. Realizar um planejamento com calma é fundamental para poder definir a estratégia ideal, suas ações de divulgação e os prazos para colocá-las em prática. Crie um cronograma das atividades necessárias.

É claro que você tem definido um plano estratégico para sua empresa desde o início do ano, certo?Mas lembre-se que a Black Friday é um dia especial e que pode alavancar suas vendas, então pense de forma específica para ela, planeje algo especial para esse dia.

Pesquise bastante para saber o que é melhor fazer, qual o tipo de produto é melhor e qual estratégia é a mais adequada para o seu segmento. Você é uma agência, uma operadora, uma pousada, serviço online ou empresa de transporte? Enfim, faça uma avaliação do seu mercado e descubra as boas práticas que deram certo e monte a sua própria estratégia.

2 – Prepare seus produtos

A prioridade é selecionar seus produtos que têm o maior potencial de venda e preparar uma disponibilidade robusta deles. Se você conseguir ofertas vantajosas para os consumidores, provavelmente eles vão esgotar rápido, caso você não tenha se programado. É importante estar preparado para este cenário.

Se for o caso, negocie com seus fornecedores para obter um preço de compra mais vantajoso e assim criar um valor final diferenciado, tente montar pacotes com antecedência e conseguir valores melhores, faça parcerias pra montar kits de produtos, ofereça descontos progressivos  ou qualquer outra tática que deixe seu produto atrativo. Enfim, seja criativo, crie grandes promoções e chame a atenção do seu público.

3 – Ofereça descontos de verdade

Comece a pensar nos produtos que serão colocados em promoção e nas taxas de descontos que sua empresa vai oferecer aos clientes. E sem essa de aumentar os preços antes para depois dar aqueles descontos ao estilo “metade do dobro”. O consumidor não cai mais nessa de “Black fraude” hein!

É importante calcular certinho os valores e as margens de cada produto para poder dar um bom desconto, mas sem gerar prejuízo para sua empresa. Não deixe de avaliar o quanto você poderá investir no aumento do portfólio, pois a procura por seus produtos aumentará com certeza.

4 – Foco na divulgação

Nesse momento pense nos passos para fazer um bom planejamento (já falamos sobre eles aqui) e crie estratégias de marketing para atrair novos clientes para conhecerem suas ofertas. Você poderá usar suas redes sociais ou uma estratégia de inbound, com bons fluxos automatizados de emails (SE PRECISAR DE AJUDA PARA FAZER ISSO, FALE CONOSCO!).

Provavelmente sua empresa precisará investir em publicidade paga, utilizando ferramentas como GoogleAds e FacebookAds, mas quanto maior for a antecedência de suas ações, melhores as chances de você conseguir gerar uma estratégia de conteúdo e/ou com email marketing para minimizar esse investimento em anúncios, atraindo e convertendo clientes também de forma orgânica. Com uma boa estratégia, seu site vai conquistar um melhor posicionamento nos buscadores (Google) e ampliar a quantidade de pessoas impactadas por suas postagens e anúncios.

Não deixe também de pensar em estratégia mobile e de manter uma versão responsiva do seus site. No Brasil, cerca de 48% das compras no e-commerce são no mobile. Só para ter uma ideia, na Black Friday de 2017, a agência de viagens de luxo Zarpo teve 38% de suas vendas via mobile. A ClickBus, maior site de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, teve um aumento de 50% no seu faturamento e 25% das vendas foram através de smartphones.

5 – Cuide bem do seu operacional

OK, agora que você já se preparou para vender, não esqueça que a experiência positiva do cliente precisa continuar depois da venda. Sua empresa e sua equipe precisam estar preparadas para atender o aumento de demanda que a Black Friday vai gerar.

Verifique como estão seus canais de relacionamento com o cliente, pois provavelmente você terá um aumento de contatos por conta de dúvidas, marcações de serviços e outras solicitações. Se no seu negócio o atendimento é parte do contratado (como na hotelaria, por exemplo), pense em cada detalhe, trate o cliente que comprou com desconto na Black Friday, com a mesma qualidade com que você trata qualquer cliente, oferecendo o melhor serviço possível sempre.

E se no seu produto/serviço é preciso entregar algo, garanta a boa operação logística, agilize parte do processo, prepare o envio com antecedência e fique atento aos prazos que você forneceu na hora da venda. Se você precisa mandar voucher ou comunicados importantes via email, faça isso por uma plataforma de envio segura, robusta e que garanta a entrega dos emails (SE AINDA NÃO CONHECE UM SISTEMA DE EMAIL CONFIÁVEL, FALE CONOSCO e NÓS MOSTRAREMOS UM PRA VOCÊ!)

 

Espero que tenhamos ajudado com essas dicas!
Agora, não perca tempo e comece seu planejamento para ter boas vendas na Black Friday!
Se precisar de ajuda, FALE CONOSCO!


CURTIU?!
Se quiser bater um papo ou tomar um café para falar sobre ideias inovadoras para sua empresa. FALE CONOSCO e vamos ter o prazer de ajudar e compartilhar nossas experiências!

Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais!   

Deixe aqui seu comentário

Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

Related Posts