Video marketing
  • 30
  • abril

Vídeo marketing e as vantagens de usá-lo em sua estratégia

As vantagens de usar vídeo marketing – Somos cada vez mais bombardeados de conteúdo em vários formatos, principalmente depois do crescimento do marketing de conteúdo e inbound marketing. Por isso, o conteúdo em vídeo começou a ganhar cada vez mais destaque pela facilidade de adaptação em vários formatos e linguagens, por ser aplicável em diferentes plataformas e pelo potencial que tem de se tornar um conteúdo viral e de facilitar o entendimento da mensagem que precisa ser transmitida. O vídeo marketing é uma estratégia indispensável e acessível para todas as empresas. Vamos mostrar nesse post alguns dos motivos e vantagens em usar vídeo marketing na sua estratégia.

A evolução do vídeo no marketing digital

Em 2007, antes de montar o meu projeto INTRIP, trabalhei num site chamado Videolog.TV, uma plataforma que atuava como uma comunidade de produtores de vídeos e surgiu antes do Youtube.

Na verdade era um ambiente para compartilhamento de vídeos, onde produtores de conteúdo já faziam o que os digitais influencers fazem atualmente.

Na época, eu tinha a missão de evangelizar no mercado a ideia de que as marcas poderiam investir em ações de vídeo marketing, seja em anúncios produzidos especificamente para veiculação online, patrocinando produtores de conteúdo ou até mesmo, investindo em vídeos que poderiam ser interativos. Sim, naquela época já podíamos fazer vídeos com “call to action”, que tinham números 20 vezes maior do que um banner comum.

A internet evoluiu, o Youtube nasceu, a tecnologia avançou e fácil fazer vídeo de qualidade de qualquer aparelho celular. Isso fez surgir milhares de produtores de conteúdo e com que cada vez mais pessoas assistissem conteúdo on demand online.

Atualmente, somente no Youtube, são assistidas mais de 1 bilhão de horas em vídeo, outros 100 milhões de horas no Facebook e outros 500 milhões de expectadores diariamente no Instagram (stories).

As vantages de usar o vídeo marketing

Com tantas pessoas investindo horas assistindo vídeos online e com a evolução do marketing, deixando a comunicação mais interativa, o vídeo se tornou importante numa época em que o conteúdo é um dos pilares estratégicos do marketing digital.

Se para você ainda não está evidente os motivos do vídeo ajudarem tanto as ações de marketing, vamos colocar alguns pontos positivos que mostram essas vantagens do vídeo marketing.

HUMANIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Um dos principais motivos do uso do vídeo é ajudar a humanizar toda e qualquer mensagem de uma marca, uma vez que conseguimos deixar tudo mais pessoal e contextualizado em imagens. Facilitando ações de branding e na conexão com os valores e os conceitos da comunicação estratégica.

MELHORA O TRÁFEGO ORGÂNICO
Para atrair acessos sem a necessidade de investir em campanhas de mídia paga, os formatos de conteúdo são determinantes. O vídeo ajuda nesse processo e ainda tem um bom poder de indexação em mecanismo de busca (como o Google), ajudando a passar a relevância do conteúdo apresentado e na captação de leads.

PODER DE VIRALIZAÇÃO
Normalmente vídeos tem um formato que estimula ainda mais o compartilhamento do conteúdo, fazendo que viralizem de forma mais rápida, principalmente nas redes sociais. Estudos apontam que um conteúdo em vídeo pode ser até 1.000% mais compartilhado do que imagens e textos nas redes sociais.

STORYTELLING
Fica mais fácil com conteúdo em vídeo, contar a história de uma marca, das pessoas envolvidas em um projeto, nos impactos positivos que um produto ou serviço pode agregar na vida de seus consumidores. Contar história com o vídeo fica muito mais fácil.

ENGAJAMENTO E EMOCIONAL
O vídeo permite uma interação maior com o consumidor, uma vez que ele permite mexer com o emocional das pessoas e despertar todo um senso de empatia. Além disso, facilita o entendimento de informações, fazendo com que fique fácil mostrar de forma resumida informações mais complexas, envolvendo aqueles que assistem e impactando de forma mais rápida.

Como usar o vídeo em sua estratégia

Você deve está se perguntando, que tipo de vídeo pode ser feito nas ações de marketing? Como o vídeo pode ser trabalhado para ajudar a marca alcançar seus objetivos? A resposta começa por aí, entender qual é o objetivo da empresa.

É preciso lembrar que estamos falando de um formato de mídia, sendo assim, depois de feito um bom planejamento estratégico, depois de definir os conceitos de comunicação da empresa, serão identificados o melhor formato para se comunicar com suas personas e em quais canais.

Por isso, depois de respeitar o planejamento estratégico, é possível escolher um dos vários formatos que o vídeo marketing permite, de acordo com a linguagem, fase de funil de vendas e canais de comunicação. Muitas vezes tem como combinar algumas dessas formas do vídeo marketing na sua estratégia:

  • VÍDEO INSTITUCIONAL
  • VÍDEO CASES
  • DEMOSTRAÇÃO DE PRODUTOS
  • DICAS (drops)
  • TUTORIAIS
  • BRANDED CONTENT

Como produzir vídeo marketing?

Obviamente é preciso ter uma certa qualidade técnica nos vídeos apresentados, porém o mais importante é a qualidade do conteúdo. Atualmente existem várias câmeras e celulares capazes de fazer boas captações de imagens e alguns softwares de edição de vídeos (inclusive gratuitos) disponíveis no mercado.

É possível fazer por conta própria o seu vídeo, dependendo do formato e do canal que será usado. As redes sociais, por exemplo, permitem uma produção mais “amadora” tecnicamente, pois o formato “espontâneo” do conteúdo tende a ter uma viralização boa e despertar grande empatia.

Mas de acordo com o tipo de vídeo, o ideal é procurar uma ajuda mais profissional de uma agência de marketing, uma produtora ou um produtor freelancer. Pense que além de uma boa captação de imagens, de áudio e edição, será preciso trabalhar o roteiro, o planejamento da comunicação, adequar a linguagem do vídeo com a identidade verbal da empresa e claro, produzir o vídeo dentro da estratégia definida para a comunicação da marca.

A intripADS faz todo esse planejamento, roteirização e produz vários formatos desse para criar vídeos marketing dentro de um planejamento geral de comunicação pra sua empresa.

É caro fazer vídeo marketing? Como fazer?

A resposta é “depende”. É possível investir bastante tecnicamente e na produção, gerando um custo alto. Mas também há formas de ter um resultado final de qualidade, com o custo pequeno.

Imagine por exemplo, fazer um vídeo para uma empresa de turismo mostrar seu novo roteiro internacional. Filmagens externas, várias câmeras, drone, participação de algum ator para representar um viajante e captação de imagens e áudio em vários lugares diferentes e em atrativos naturais, que exijam inclusive câmeras a prova d`água. Isso vai ter um resultado incrível, mas com um custo alto.

Mas e se esse mesmo vídeo for feito com soluções técnicas mais em conta, com cliente verdadeiros em vez de atores, reduzindo as locações e usando um roteiro e técnicas de edição que não demandem tantas câmeras na hora da captação? Já reduziria bastante o investimento e a qualidade final poderia ser mantida.

Vídeos Institucionais, assim como “vídeos cases” gravados internamente no próprio escritório da empresa, mostrando o ambiente real da empresa com os donos e/ou colaboradores falando, podem ficar bem humanizados, transmitir uma boa mensagem para atrair e conquistar clientes, além de manter uma qualidade profissional sem deixar muito cara a produção. Esse mesmo tipo de produção simplificada pode ser usada para gravação de vídeos com DICAS ou DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS. Gerar conteúdo (Branded Content) também nesse formato, pode funcionar bem.

Imagine, por exemplo, um restaurante gravar com seu Chef de cozinha, vídeos com dicas de receitas, harmonização de vinhos ou até mesmo uma websérie sobre o cotidiano de sua cozinha. Isso, pode ajudar a divulgar os serviços, a qualidade dos pratos e de sua equipe, com um formato de entretenimento para o usuário, bem diferente de um vídeo comercial tradicional.

Outro tipo de vídeo que pode ser gerado com os próprios colaboradores da marca, são vídeos TUTORIAS que podem, por exemplo, fazer parte de uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound. O conteúdo desses vídeos podem ajudar num plano definido para cada parte do funil da jornada de compra, desde da fase de “atrair”, até a fase de “fidelizar” seu cliente já convertido.

Não esqueça!

Seus vídeos podem ser produzidos e veiculados em diferentes canais, como no seu site, blog, Youtube ou redes sociais. Mas não se esqueça, como toda ação de marketing, você precisa medir os resultados, entender o retorno que o vídeo marketing está dando para sua empresa. Então, procure avaliar quantas  pessoas assistem até o final (retenção), o quanto ele tem de comentários e quanto está sendo compartilhado (engajamento), o quanto as pessoas estão clicando em algum “call to action” que você associe ao vídeo (conversão), entre outras métricas que façam sentido para sua estratégia.

 

Quer ajuda para criar ideias inovadoras e humanizadas para seus VÍDEOS MARKETING, produzir conteúdo pra sua marca, com um orçamento em conta para sua empresa? Fale Conosco!

 


CURTIU?!
Se quiser bater um papo ou tomar um café para falar sobre ideias inovadoras para sua empresa. FALE CONOSCO e vamos ter o prazer de ajudar e compartilhar nossas experiências!

Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais!   

 

 

Deixe aqui seu comentário

AUTOR - Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

Related Posts