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Conferência sobre ADS & PERFORMANCE debate soluções de marketing para o e-commerce

Conferência sobre ADS & PERFORMANCE debate soluções de marketing para o e-commerce – Nos últimos dia 26 e 27 de março (2019) o e-commercebrasil organizou mais uma edição da ADS & PERFORMANCE Conference, que acontece em São Paulo. A edição reuniu, em dois dias, mais de 3.000 pessoas em busca de muito conteúdo e networking.

O evento contou com um alto nível técnico com foco em performance e mídia para e-commerce. Essa edição teve um auditório principal e ainda várias trilhas técnicas focadas em Google, Facebook Ads, Mídia Programática, PME, B2B, CRO e CRM, além de uma feira com mais de 60 expositores e espaços de mentorias e networking. Enfim, tinha conteúdo e oportunidades para muita conversa, geração de negócios e compartilhamento de conteúdo.

O CONTEÚDO DO EVENTO

Infelizmente não é possível acompanhar todo o conteúdo oferecido, até por que tem muita coisa que acontece de forma simultânea, mas o evento disponibiliza um App próprio e um cronograma impresso para que você tenha acesso a toda programação e assim consiga fazer sua agenda do que vai assistir.

Vou destacar aqui um pouco sobre o que eu consegui acompanhar e alguns dos assuntos que escolhemos para ver.

Um dos temas bem interessantes debatidos foi sobre como os APPs e o mobile mudaram o jogo do varejo nacional. André Martins (Amaro), Rafael Montalvão (Magazine Luiza) e Marcel Albuquerque (Jequiti Cosméticos) falaram um pouco sobre a importância do mobile first. Uma coisa que chamou a atenção foi como as ações de omnichannel, mesmo com estratégia de mobile no foco, são importantes. Ficar atento a todo processo de aquisição de clientes, ao planejamento de cada canal que será trabalhado e claro,ficar de olho em algumas métricas mais específicas do mobile que precisam ser acompanhadas.

O engajamento utilizando um App também é importante. Não basta medir a taxa de download, o número de vezes que o app é baixado nem sempre determina seu sucesso, pois se a memória do celular estiver cheia, o usuário vai logo desinstalar o app. Por isso a relevância de sua utilização, o conteúdo e sua utilidade, tem que agregar valor para o usuário, para desta forma a taxa de desinstalação ficar  sempre pequena. Seu App precisa ser relevante para o consumidor e por isso é preciso conhecer bem seu comportamento.

Seguindo o tema sobre o crescimento do mobile no e-commerce, aliado ao novo comportamento do consumidor, Ana Helena Barone (eBit | Nielsen) citou o avanço do uso de celular para realizar transações comerciais. Em sua palestra sobre as mudanças importantes no comportamento do consumidor ao longo dos últimos 20 anos, ela aponta para a influência do mobile e também como tudo isso vem afetando a jornada de consumo, como o comportamento ON e OFF já não tem mais tanta diferença, pois o comportamento do consumidor muda com o avanço das tecnologia, mas a entrega de boa experiência, de bom relacionamento e de gerar sensação de pertencimento, ainda são importantes para gerar valor e fidelizar o consumidor.

Um painel que curti bastante também foi o papo com Bruno Imbriz (Chico Rei) e Leandro Marcato (Veromobili), sobre como PMEs  podem criar e executar estratégias de marketing quando o orçamento é pequeno. Eles debateram sobre quais as melhores e mais rentáveis alternativas de marketing digital e como eles fizeram para crescer com recursos próprio.

Nesse caso, a dica foi manter o planejamento em investimento de marketing com cerca de 10% do faturamento, porém, Bruno Inbriz diz que já conseguiram reduzir para 7%, sendo que desses 3,5% já estão dedicados a estratégia de afiliados. Ele completa que, mesmo tendo reduzido 10% do seu investimento no Facebook, a loja continuou a crescer.

Mas então, qual seria a alternativa para uma PME, se não investir em Ads? Os dois palestrantes concordam que precisa ter um equilíbrio enter performance e em outras ações. Mas quais seriam essas outras ações? Eles dizem que focaram muito em branding e no produto, sempre atentos a ações de customer sucess, na experiência do cliente, no conteúdo e em boas parcerias. Afirmam que dessa forma é possível encontrar caminhos para quem não tem como investir tanto em marketing nesse primeiro momento e até buscar outras alternativas e novos canais de acordo com o seu negócio, que exijam menos investimento.

intripads no Ads & Performance 2019
Debates técnicos sobre o mercado de e-commerce no Brasil.

Além desses, muitos outros assuntos foram abordados, com ótimos debates e palestras de níveis bem altos. Muito se falou sobre marketplaces, sobre Google e Facebook ads, logística, mídia programática, meio de pagamento, CRM, tecnologia, tendências do mercado e muito mais.

NETWORKING MUITO BOM

A feira do evento conta com vários stands, são cerca de 60 expositores presentes. São as principais empresas do mercado de marketing e ecommerce nacional. Sem contar com os profissionais que estavam por ali dispostos a conversar, trocar ideias e fazer negócios e parcerias.

Tive oportunidade de conversar com expositores e com profissionais que estavam por lá. Um exemplo de empresa muito bacana expondo por lá era a Social Miner, uma plataforma que ajuda a aumentar os resultados de uma loja, usando dados para entender a jornada do consumidor e entregando um comunicação personalizada através do people marketing.

Outra empresa muito bacana que tive o prazer de conhecer mais de perto, foi a Jet-Commerce, uma plataforma com mais de 18 anos de mercado e uma das principais ferramentas para quem quer ter a estrutura para montar sua loja virtual.

Esses são apenas dois exemplos de empresas fortes do mercado de ecommerce presentes no evento, mas eram muitas as oportunidades para quem circulava pelas áreas comuns, lounges e salões de negócios da conferência.

PARTICIPAÇÃO NA TV DIGITALKS

Para finalizar esses dois dias fantásticos, ainda tive a honra de ser convidado para fazer uma participação especial como apresentador por um dia na TV DIGITALKS. O Digitalks é um dos principais portais sobre marketing digital do Brasil e estava com seu stand dentro do evento, realizando a gravação de entrevistas com palestrantes, profissionais participantes do evento e de empresas presentes.

Tive o prazer de, no segundo dia, ser o apresentador e entrevistador e com isso poder conversar com gente muito fera do mercado digital brasileiro.

Os temas foram os mais variados, conversas sobre mobile, performance, comportamento do consumidor, vendas, estratégia e planejamento de marketing, varejo, brandng, omnichannel entre outros.

Fábio Lima (intripADS) entrevistando Ricardo Rodrigues (Social Miner) na TV Digitalks

Passaram pela bancada, ao qual tive o prazer de entrevistar, grandes nomes, como Ricardo Rodrigues (Social Miner), Ana Helena (Nielsen), Rafael Montalvão (Magazine Luiza), Marcel Albuquerque (Jequiti), André Martins (Amaro), André Santos (Mercado Livre), Vanda Dias (Hope), Gabriel Villa (Vtex), Rogerio Signorini (Cielo), entre outros.

Gostaria de agradecer ao Flavio Horta (CEO da Digitalks) pelo convite e pelo apoio de toda sua equipe.

CONCLUSÃO

Minha conclusão é que tivemos um evento realmente de alto nível, onde pude observar que o e-commerce com seu crescimento, está ganhando complexidade e os profissionais envolvidos precisam cada vez mais se especializar. Pude observar que, mesmo com a estratégia de Ads e performance ainda sendo o carro chefe do marketing no setor, outros pontos são cada vez mais importantes e as campanhas e planejamento das empresas precisam criar um equilíbrio.

Entender a jornada de compra (seja no online ou no offline), pensar em omnichannel, focar sempre atento ao comportamento do consumidor, oferecer experiências para o comprador, desenvolver relacionamento forte com o cliente, pesar em customer sucess, oferecer conteúdo relevante, desenvolver um propósito e investir em branding são pontos importantes que precisam estar em sinergia com qualquer ação de perfomance.

O e-commerce ganha força no B2B e as PMEs agora também tem a oportunidade de conseguir realizar vendas online e criar ações de marketing de acordo com seu poder financeiro. É possível investir de forma enxuta e ter bons resultados. Tudo se baseia na estratégia certa, em um planejamento adequado e na capacidade de inovar para trabalhar canais diferentes, que estejam de acordo com o tamanho e orçamento de cada empresa.

Agradecimentos

Quero agradecer ao amigo e parceiro Tiago Baeta (CEO do e-commerceBrasil) pelo convite, que permitiu que eu pudesse levar a intripADS para participar desse ótimo evento, que ajuda cada vez mais no crescimento do mercado brasileiro.


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AUTOR - Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

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