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  • setembro

Dicas de estratégias de marketing para seu negócio

Dicas de estratégias de marketing digital para seu negócio – Já mostramos aqui alguns fatos pelo qual o marketing digital é muito importante, inclusive para pequenas e médias empresas, mas nesse post vamos ajudar ainda mais, dando dicas de estratégias de marketing. Se você que melhorar sua presença online e melhorar suas conversões em vendas, pense que seu próximo cliente pode estar procurando nesse exato momento por uma solução que você pode oferecer. Mesmo que ela ainda nào conheça sua empresa, o consumidor pode estar pesquisando para entender como pode resolver um problema dele ou procurando por algo que seja uma oportunidade! É nesse momento que ele pode encontrá-lo! Então veja algumas coisas que não podem faltar em sua estratégia de marketing.

Se você quer fazer seu negócio crescer e aumentar a presença online, para conseguir atrair, converter e se relacionar com um maior número de clientes, então considere fazer as seguintes ações…

DICAS DE AÇÕES PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING

1 – Ações de Marketing Digital

Usar uma boa estratégia de marketing digital para divulgar seus produtos e serviços é muito importante pela potencialidade de sua segmentação e pelo alcance que ele tem. Além disso, o ROI (Retorno Sobre Investimento) de ações digitais, pode ser facilmente mensurável e dessa forma se tornar uma opção onde se obtenha maior retorno.

É possível usar algumas técnicas que exigem menos investimento, como melhorar a aplicação SEO (Search Engine Optimization) de seu site e de outros canais, para que sua empresa fique melhor posicionado em mecanismos de buscas (como o Google).

As redes sociais também são uma importante fonte de captação de clientes, mas principalmente de engajamento com seguidores da sua marca. Com uma boa estratégia em mídias sociais é possível adquirir um tráfego orgânico (não pago) para sua empresa. O ideal é você identificar seu público-alvo (e as Personas de seu público) e entender qual as redes sociais que eles mais usam. Porém, identificando isso, será preciso criar uma estratégia para cada uma delas. Uma boa dica é pensar em estratégia para Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin. Acompanhe os números, gere conteúdo de valor e relevante e não deixe de seguir a regra de 80/20, onde você publica 80% de conteúdo com assunto de interesse para seu seguidor e apenas 20% com ofertas de produtos e serviços.

Querendo ter mais resultados através de estratégias de marketing digital, será preciso começar a pensar em um investimento em mídias pagas. Nesse caso, é necessário planejar de forma estratégica seu investimento disponível para usar em Google Ads, Facebook Ads, ações de retargeting, native ads entre outras.

Esse tipo de investimento é importante pois aumenta o alcance da marca e das possibilidades de maior conversão, além de possibilitar uma divulgação de forma segmentada e com um poder bem grande de mensuração.

Bom, essas são apenas algumas das principais ideias de ações digitais que sua empresa pode fazer para aproveitar os canais online e divulgar seus serviços e produtos.

2 – Inbound Marketing

Com a maior disponibilidade de informação na internet, o consumidor se acostumou a buscar sozinho as soluções para seus problemas e demandas. Por isso, a estratégia de inbound marketing se faz tão importante. É possível criar estratégia usando técnicas com produção de conteúdo, para que se possa criar uma jornada do consumidor através de funil de marketing. O principal objetivo das ações de inbound é atrair, captar leads, convertê-los e depois fidelizá-los.

Os principais canais para usar em uma estratégia de inbound marketing serão o blog e o site de sua empresa, suas redes sociais e uma boa estratégia de fluxos de automação de email marketing.

Não esqueça, que o mais importante é gerar conteúdo de muita qualidade, que seja relevante para seu público e que ajude a dar notoriedade para sua empresa em relação ao assunto do seu domínio. Assim, o público vai descobrir e entender que suas soluções são exatamente o que ele precisa, criando assim uma relação de confiança e credibilidade com sua marca antes e depois da venda.

3 – E-mail marketing

Já ouvimos muitas vezes que “o e-mail marketing morreu”! Você já ouviu isso também?! Pois é, mas a verdade é que estudos dizem que ainda é uma importante ferramenta, que registrou taxas de conversão mais altas nos últimos anos, superando a média de outros formatos.

Além disso, já vimos acima, que o email marketing é muito importante para uma estratégia de inbound marketing. Muito mais do que simplesmente mandar ofertas e promoções, sua empresa pode usar o email como um poderoso canal para manter um bom relacionamento, fidelização e revenda.

A possibilidade de segmentação em listas de e-mail marketing da sua base são determinantes para sua empresa criar estratégias para enviar informações e/ou ofertas especiais para cada segmento, aumentando assim o nível de engajamento e a possibilidade de aumento de conversão.

Outro benefício que você pode ter com uma estratégia de e-mail, é poder manter e criar relacionamento com o seu público que ainda não está no momento de compra. Com o e-mail você pode enviar informações, lembretes e assim criar um vínculo com o público até poder identificá-lo como uma real oportunidade, pra depois enviar uma oferta ou acionar sua equipe de vendas para um contato mais pessoal.

Existem sistemas próprios para que seja possível criar uma periodicidade correta para o perfil do seu público (e suas Personas), pois desta forma não cansará seus leitores com envios desnecessários. O maior cuidado da sua estratégia, é não deixar que suas mensagens de e-mails sejam compreendidas como spam. Por isso é importante ter ferramentas certas que auxiliam nesse processo. (Se quiser a gente pode bater um papo sobre isso?! FALE CONOSCO: contato@intrip.com.br 😉 )

4 – Planeje também estratégias mobile

Seu público está em todos os lugares e por isso ele acessa e se conecta através de soluções mobile. Então será preciso pensar sempre em como seu conteúdo se comportará na variedade de dispositivos móveis.

Pensem em fazer seu site e blog de forma responsiva, ou seja, de uma forma que ele se adapte automaticamente ao formato mobile. Nas redes sociais, também é preciso pensar em diagramação, formatos de imagens específicos para que elas possam ser vistas tanto num desktop, quanto em celulares e tablets.

Se quiser ir mais afundo em uma estratégia mobile, é muito bom poder investir no desenvolvimento de um App (aplicativo). Para alguns segmentos, existem vários aplicativos que ajudam muito a melhorar a experiência do consumidor e consequentemente, ajudam a fazer a conversão deles em clientes dos diversos serviços e produtos de empresas de cada setor.

5 – Humanização da comunicação e atendimento

O consumidor mudou de comportamento, passou a consumir mais produtos e serviços que proporcionem experiências e que tragam algum benefício para seu bem estar e melhoria de qualidade de vida, impactando na forma de entregar e atender esse cliente, necessitando oferecer uma experiência de atendimento e de comunicação segmentada e individualizada.

O consumidor busca dicas com base em confiança e quer poder “conversar” com as marcas que pretendem oferecer algo para ele. Desta forma, desde sua comunicação, até o atendimento e pós-venda, esse consumidor precisa sentir que está realmente sendo ouvido, compreendido e perceber que suas demandas realmente serão atendidas.

Se você busca amigos e defensores para sua marca, precisará agir como tal. Seu cliente precisará ver sua empresa de forma mais humana, saber que ali tem pessoas que trabalham pensando em atender as necessidades de pessoas e que os clientes não são vistos pela empresa apenas como números em uma planilha, mas que são gente de verdade, precisando de ajuda para realizar sonhos e solucionar problemas.

6 – Influenciadores digitais

Importante para o seu público é poder se inspirar e se motivar vendo pessoas realizarem as atividades que eles gostariam de realizar. Para isso, a ação com influenciadores digitais, que tem um grande número de seguidores ou que mesmo que tenham uma quantidade menor, mas que estejam dentro de um nicho e por isso tenham seguidores de qualidade em sinergia com sua marca, essas ações ajudam muito a vender suas propostas.

Outro bom motivo com ações de influenciadores, é que a publicidade com um influenciador pode ter mais resultados do que anúncios pagos, afinal grande parte dos consumidores confiam mais em recomendações de alguém que eles confiam do que em anúncios. O importante é escolher bem o influenciador, pois ele precisa ter sinergia com a empresa e as ações precisam ser bem planejadas para se tornarem ações naturais, que agreguem valor ou que gerem entretenimento para o público.

Mas atenção, algumas ações com influenciadores podem não ajudar muito, dependendo do seu segmento e de seus objetivos. Em alguns casos ela funcionará melhor para ações de branding, em outros poderá funcionar para captação de leads ou até vendas. Mas não existe uma receita de bolo para trabalho com influenciadores. Cada marca e cada ação pode ter objetivos diferentes.

7 – Storytelling e casos reais

Seguindo a mesma ideia sobre a importância de usar influenciadores, é ótimo mostrar casos reais com pessoas comuns, com clientes de verdade. Mostrar as histórias deles, depoimentos, fotos, comentários e opiniões de quem já comprou ou usou algum serviço ou produto.

Após todas estratégias vistas, podemos notar que um dos objetivos é poder criar defensores de sua marca. Sendo assim é bom estimular, para que essa interação e indicação através de depoimentos e compartilhamento de histórias, sejam cruciais para conquistar novos clientes. Use seu site, seu blog e suas redes sociais para estimular esse compartilhamento de casos reais.

 

Pronto para melhorar sua estratégia de marketing?

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que elas ajudem no crescimento de sua empresa.
Há varias estratégias de marketing que podem ajudar sua empresa a crescer. O importante é planejar, escolher a estratégia que se adapte melhor aos seus objetivos, independente do tamanho de sua empresa, sempre é importante investir em suas ações de marketing de forma estratégica.

E se quiser ajuda para planejar sua estratégia de marketing, vamos conversar!
FALE CONOSCO: contato@intrip.com.br 😉

 


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AUTOR - Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

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