• 18
  • setembro

Estratégias de marketing para o setor de turismo

Já mostramos aqui alguns fatos pelo qual o marketing digital é muito importante para quem tem negócios de turismo e eventos, mas nesse post vamos ajudar ainda mais, dando dicas de estratégias de marketing para o setor de turismo. Se você tem um negócio desse segmento, pense que seu próximo cliente está planejando o tempo todo a próxima viagem. Mesmo que ela ainda vá demorar para acontecer, o viajante fica o tempo todo conectado, planejando, se inspirando e sonhando com sua viagem! Então veja algumas coisas que não podem faltar em sua estratégia.

Se você quer fazer seu negócio crescer e aumentar a presença online, para conseguir atrair, converter e se relacionar com um maior número de clientes, então considere fazer as seguintes ações…

DICAS DE AÇÕES PARA NEGÓCIOS DE TURISMO

1 – Ações de Marketing Digital

Usar o marketing digital como estratégia para divulgar produtos e serviços de turismo é muito importante pela potencialidade de sua segmentação e pelo alcance que ele tem. Além disso, o ROI (Retorno Sobre Investimento) de ações digitais, pode ser facilmente mensurável e dessa forma se tornar uma opção onde se obtenha maior retorno.

É possível usar algumas técnicas que exigem menos investimento, como melhorar a aplicação SEO (Search Engine Optimization) de seu site e outros canais, para que sua empresa fique melhor posicionado em mecanismos de buscas (como o Google).

As redes sociais também são uma importante fonte de captação de clientes, mas principalmente de engajamento com seguidores da sua marca. Com uma boa estratégia em mídias sociais é possível adquirir um tráfego orgânico (não pago) para sua empresa. O ideal é você identificar seu público-alvo (e as Personas de seu público) e entender qual as redes sociais que eles mais usam. Porém, identificando isso, será preciso criar uma estratégia para cada uma delas. Uma boa dica é pensar em estratégia para Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin. Acompanhe os números, gere conteúdo de valor e relevante e não deixe de seguir a regra de 80/20, onde você publica 80% de conteúdo com assunto de interesse para seu seguidor e apenas 20% com ofertas de produtos e serviços.

Querendo ter mais resultados através de estratégias com marketing digital, será preciso começar a pensar em um investimento em mídias pagas. Nesse caso, será preciso planejar de forma estratégica o investimento em Google Adwords, Facebook Ads, ações de retargeting, native ads entre outras. Esse tipo de investimento é importante pois aumenta o alcance da marca e das possibilidades de maior conversão, além de possibilitar uma divulgação de forma segmentada e com um poder bem grande de mensuração.

Bom, essas são apenas algumas das principais ideias de ações digitais que sua empresa pode fazer para aproveitar os canais online e divulgar seus serviços e produtos.

2 – Inbound Marketing

Com o maior disponibilidade de informação na internet, o consumidor se acostumou a buscar sozinho as soluções para seus problemas e demandas. Por isso, a estratégia de inbound marketing se faz tão importante. É possível criar estratégia usando técnicas de conteúdo para que se possa criar uma jornada do consumidor através de funil de marketing. O principal objetivo das ações de inbound é poder atrair, captar leads, convertê-los e depois fideliza-los.

Os principais canais para usar em uma estratégia de inbound marketing serão o blog de sua empresa, suas redes sociais e uma boa estratégia de fluxos de automação de email marketing.

Não esqueça, que o mais importante é gerar conteúdo de muita qualidade, que seja relevante para seu público e que ajude a dar notoriedade para sua empresa em relação ao assunto do seu domínio. Assim, o público vai descobrir e entender que suas soluções são exatamente o que ele precisa, criando assim uma relação de confiança e credibilidade com sua marca antes e depois da venda.

3 – E-mail marketing

Já ouvimos muitas vezes que “o e-mail marketing morreu”! Você já ouviu isso também?! Pois é, mas a verdade é que estudos dizem que ainda é uma importante ferramenta, inclusive para o segmento de turismo, que registrou taxas de conversão mais altas nos últimos anos, superando a média de outros segmentos.

Além disso, já vimos acima, que o email marketing é muito importante para uma estratégia de inbound marketing. Muito mais do que simplesmente mandar ofertas e promoções, sua empresa pode usar o email como um poderoso canal para manter um bom relacionamento, fidelização e revenda.

A possibilidade de segmentação em listas de e-mail marketing da sua base são determinantes para sua empresa criar estratégias para enviar informações e/ou ofertas especiais para cada segmento, aumentando assim o nível de engajamento e a possibilidade de aumento de conversão.

Outro benefício que você pode ter com uma estratégia de e-mail, é poder manter e criar relacionamento com o seu público que ainda não está no momento de compra. Com o e-mail você pode enviar informações, lembretes e assim criar um vínculo com o público até poder identificá-lo como uma real oportunidade, pra depois enviar uma oferta ou acionar sua equipe de vendas para um contato mais pessoal.

Existem sistemas próprios para que seja possível criar uma periodicidade correta para o perfil do seu público (e suas Personas), para que assim, não canse seus leitores com envios desnecessários. O maior cuidado que é preciso ter, é para que a estratégia e mensagens de seus e-mails não seja compreendida como spam. Por isso é importante ter ferramentas certas que auxiliam nesse processo. (Se quiser a gente pode bater um papo sobre isso?! 😉 )

4 – Planeje também estratégias mobile

Seu público está em todos os lugares e por isso ele acessa e se conecta através de soluções mobile. Então será preciso pensar sempre em como seu conteúdo se comportará na variedade de dispositivos móveis.

Pensem em fazer seu site e blog de forma responsiva, ou seja, de uma forma que ele se adapte automaticamente ao formato mobile. Nas redes sociais, também é preciso pensar em diagramação, formatos de imagens específicos para que elas possam ser vistas tanto num desktop, quanto em celulares e tablets.

Se quiser ir mais afundo em uma estratégia mobile, é muito bom poder investir no desenvolvimento de um App (aplicativo). Para o mercado de turismo, existem vários aplicativos que ajudam muito a melhorar a experiência da viagem do público e consequentemente, ajudam a fazer a conversão deles em clientes dos diversos serviços e produtos de empresas do setor.

5 – Humanização da comunicação e atendimento

O consumidor mudou de comportamento, passou a consumir mais produtos e serviços que proporcionem experiências e que tragam algum benefício para seu bem estar e melhoria de qualidade de vida. No setor de turismo isso não é diferente, pois a busca por destinos, atividades e serviços que possam ser diferenciados, menos “fabricados” e mais naturais e típicos de cada local, fazem com que a forma de entregar e atender esse cliente também se torne diferente.

O consumidor busca dicas com base em confiança e quer poder “conversar” com as marcas que pretendem oferecer algo para ele. Desta forma, desde sua comunicação, até o atendimento e pós-venda, esse consumidor precisa sentir que está realmente sendo ouvido, compreendido e perceber que suas demandas realmente serão atendidas.

Se você busca amigos e defensores para sua marca, precisará agir como tal. Seu cliente precisará ver sua empresa de forma mais humana, saber que ali tem pessoas que trabalham pensando em atender as necessidades de pessoas e que os clientes não são vistos pela empresa apenas como números em uma planilha e sim que são gente de verdade, precisando de ajuda para realizar sonhos e solucionar problemas.

6 – Influenciadores digitais

Importante para o seu público é poder se inspirar e se motivar vendo pessoas realizarem as atividades que eles gostariam de realizar. Para isso, a ação com influenciadores digitais, que tem um grande número de seguidores ou que mesmo que tenham uma quantidade menor, mas que estejam dentro de um nicho e por isso tenham seguidores de qualidade em sinergia com sua marca, essas ações ajudam muito a vender suas propostas.

Outro bom motivo com ações de influenciadores, é que a publicidade com um influenciador pode ter mais resultados do que anúncios pagos, afinal grande parte dos consumidores confiam mais em recomendações de alguém que eles confiam do que em anúncios. O importante é escolher bem o influenciador, pois ele precisa ter sinergia com a empresa e as ações precisam ser bem planejadas para se tornarem ações naturais, que agreguem valor ou que gerem entretenimento para o público.

7 – Storytelling e casos reais

Seguindo a mesma ideia sobre a importância de usar influenciadores, é importante também mostrar casos reais com pessoas comuns, com clientes reais. Mostrar as histórias deles, depoimentos, fotos, comentários e opiniões de quem já foi em algum lugar onde sua empresa opera ou usou algum serviço ou produto.

Após todas estratégias vistas, podemos notar que um dos objetivos é poder criar defensores de sua marca. Sendo assim é bom estimular, para que essa interação e indicação através de depoimentos e compartilhamento de histórias, sejam cruciais para conquistar novos clientes. Use seu site, seu blog e suas redes sociais para estimular esse compartilhamento de casos reais.

 

Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que elas ajudem no crescimento de sua empresa.
Há varias estratégias de marketing para o setor de turismo e que podem ajudar sua empresa  crescer. O importante é planejar, escolher a estratégia que se adapte melhor aos seus objetivos, independente do tamanho de sua empresa, sempre é importante investir em suas ações de marketing de forma estratégica.


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Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

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