• 26
  • julho

O que é co-marketing e como isso pode ajudar o seu negócio

É sempre um desafio buscar novas soluções para conseguir bons resultados com marketing para sua empresa, além de que existe uma busca para poder reduzir custos sem prejudicar os resultados. Muitas técnicas para conseguir destaque e presença de sua marca podem ser usadas e o co-marketing é uma delas. Mas afinal, o que é co-marketing e como isso pode ajudar seu negócio?

É isso que vamos ajudar a responder nesse post.

O QUE É CO-MARKETING?

Uma definição que podemos dar para co-marketing, simples e direta, seria: duas empresas que se juntam para divulgar seus produtos, criando e promovendo conteúdo e campanhas para um público em comum. Sendo assim, podemos dizer que além de se juntarem para divulgar seus produtos, essas duas empresas se tornam parceiras em pró de um objetivo único, ou seja, aumentar vendas e ampliar o alcance de sua comunicação. A ideia é que as duas empresas possam unir esforços e trabalharem juntos para ampliar sua visibilidade de marca, atingir um público novo podendo oferecer mais para assim, gerar leads e converter mais clientes.

NA PRÁTICA, COMO O CO-MARKETING FUNCIONA?

Normalmente o co-marketing entre as empresas vai exigir uma divisão de tarefas e uma soma de conhecimentos das respectivas empresas. Isso facilita o processo, pois tudo pode ser dividido e assim, o consumidor tem mais a receber.

Vamos imaginar que uma marca de roupas do segmento fitness faça uma parceria com uma rede de academias, dessa forma, elas poderiam criar uma série de vídeos em conjunto falando sobre os benefícios de se fazer determinados exercícios, como isso pode ajudar na saúde e bem-estar das pessoas. Dessa forma as duas marcas ficariam em evidência e se associariam a um assunto que interessa as pessoas.

Em um outro exemplo de uma ação de marketing, poderíamos ser mais diretos do que com a ação de marketing de conteúdo que vimos acima, imaginem se ao comprar um determinado número de peças de roupas na loja Fitness, o consumidor ganhasse um belo desconto ou até um mês grátis na Academia? Dessa ambas as empresas poderiam pensar em veicular essa campanha juntas, criando uma campanha de marketing que será promovida por ambas. O objetivo é expor as duas marcas para o mesmo público, que tem a intenção de compra complementar.

OS BENEFÍCIOS DO CO-MARKETING

Você deve estar se perguntando, “quais os benefícios do co-marketing para minha empresa?“. Podemos enumerar algumas vantagens, mas com certeza vamos destacar a divisão de base de clientes, aumento do alcance da marca e claro com economia em marketing e credibilidade.

No caso da divisão de clientes, uma ação entre em duas marcas, complementando a compra de um produto com a do outro, como a da academia que recebeu clientes que compravam roupas fitness de uma determinada marca, isso possibilita que as marcas possam aproximar e “trocar”clientes, já que ambas atendem o mesmo perfil de personas.

O aumento do alcance da marca é claro, quando uma campanha de marketing digital e de conteúdo é criada por exemplo, ambas as marcas vão divulgar em parceria tudo o que foi produzido, fazendo com que as marcas fiquem conhecidas respectivamente uma pelo público da outra. Sendo assim, dividindo os esforços e custos, o investimento de marketing obviamente será reduzido em 50% para cada marca.

Outro benefício que podemos lembrar, é a credibilidade, que ao se juntar com outra marca cada marca ganhará, aumentando a notoriedade sobre determinado assunto e segmento. Normalmente marcas ou pessoas representantes delas, precisam ser reconhecidas em seus segmentos e mostrar o quanto são boas separadas e por isso oferecem mais força e benefícios trabalhando juntas. É como poder dizer “junte-se aos bons!”

QUEM JÁ FEZ CO-MARKETING

E então, já animou a planejar co-marketing com algum parceiro em potencial? Se ainda tem dúvidas, vamos listar abaixo alguns exemplos de marcas que fizeram ou fazem co-marketing de uma maneira bem legal.

Pillsbury Brownies com a Nestlé
As duas marcas se uniram para oferecerem aos seus clientes uma combinação de sabores complementares, algo novo para os consumidores de ambas as marcas e trazendo novas perspectivas de negócios.

Gol e Localiza Hertz
Nada mais natural para uma pessoa que viaja para um lugar distante e chega no aeroporto, pensar em alugar um carro para usar quando estiver uns dias fora. Por isso, as duas empresa criaram uma ação onde o cliente ganha desconto na diária de aluguel do carro quando voa com a companhia aérea.

IntripADS e Elephamt
A nossa agência de marketing digital e comunicação com foco para negócios de turismo e eventos, a IntripADS, se juntou para uma parceria bem interessante e completa com uma outra agência, que tem um foco principalmente em clientes do segmento de gastronomia, a agência Elephamt. Nesse caso algumas estratégias de conteúdo, com muita informação é produzida para ajudar a agregar conhecimento para os profissionais de ambos os segmentos, além de poder oferecer ações em conjunta entre seus clientes. Juntas, as duas agências somam esforços e podem oferecer mais serviços e ainda melhorar cada vez a qualidade e os resultados de seus clientes.


CURTIU?!
Se quiser bater um papo ou tomar um café para falar sobre ideias inovadoras para sua empresa. FALE CONOSCO e vamos ter o prazer de ajudar e compartilhar nossas experiências!

Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais!   

Deixe aqui seu comentário

AUTOR - Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

Related Posts