• 02
  • outubro

Quanto custa fazer um plano de gestão de midias sociais?

Quanto custa fazer um plano de gestão de midias sociais? É claro que todas as empresas precisam estar nas principais redes sociais e se você está pensando que a sua empresa não pode ficar de fora, você pensou certo! Mas quanto custa isso?! Antes de pensar no valor, é preciso pensar como fazer uma gestão de midias sociais, como montar um planejamento, qual a frequência de postagens e objetivos na estratégia. Enfim, são muitas variáveis para montar uma boa gestão e que podem custar caro para sua empresa, caso não consiga implementar seu plano de maneira correta.

Então nós vamos te ajudar a responder três perguntas que provavelmente martelam sua cabeça quando você pensa em estratégia de midias sociais. Vamos mostrar como é importante se preparar pra usar suas redes sociais e te ajudar a entender quanto é o investimento necessário para contratar uma boa gestão de midias sociais. Mas como falei, isso tem algumas variáveis que vão influenciar no preço, mas ao final desse post, podemos passar uma boa ideia de valor para a realização desse plano.

Quais melhores redes sociais para estar presente?

Em primeiro lugar, você precisará definir quais redes sociais fazem mais sentido para sua empresa. O Facebook por exemplo, é uma que rede que independente do tipo do seu negócio você precisará estar presente, pois existe uma grande variedade de público atuando por lá e isso gera uma possibilidade de alcance maior. Já o Instagram, pode trazer mais resultados para negócios de e-commerce de roupas e restaurantes do que para empresas de serviços do segmento corporativo, por exemplo. Porém, nesse último caso, provavelmente o Linkedin será uma boa opção para essa empresa com serviços B2B.

Será preciso entender qual é o seu público e onde ele anda frequentando. Para isso será necessário pesquisar e testar, e não tem forma melhor de fazer isso do que  criar um perfil nas principais redes sociais, trabalhar a sua linguagem própria e descobrir se suas “Personas” estão lá ou não. Você vai terminar descobrindo que algumas redes vão ajudar melhor na parte de branding, outras na parte de visibilidade e engajamento, enquanto outras vão ajudar na conversão em vendas.

Como fazer uma gestão de midias sociais?

Fazer um bom gerenciamento exige muito mais do que simplesmente criar imagens legais e fazer publicações. Uma gestão de mídias sociais é composta de muitas etapas, que incluem desde a definição da estratégia e do posicionamento da marca, um cronograma de publicações e sua execução até o monitoramento e análise das métricas e dos resultados. Parece complexo não é? Sim, realmente tem suas complexidades se o seu objetivos é ter bons resultados, pois para isso é preciso muito trabalho, de forma constante e com estratégia definida. Como falamos antes, uma boa gestão de midias sociais é muito mais do que simplesmente postar imagens.

Fato é, que será preciso ter uma estratégia bem definida, entender qual o motivo que fará a empresa estar presente em uma determinada rede social e definir as metas que se quer atingir atuando nelas. É preciso definir os objetivos, entender se sua empresa precisa usar uma rede social para fazer ações de branding, para realizar vendas, usar como canal de atendimento, manter relacionamento ou algum outro motivo que suas ações irão ajudar. Por isso, um planejamento estratégico é muito importante e um acompanhamento detalhado é fundamental para o sucesso de uma boa gestão de midias sociais.

Quanto custa fazer um plano de gestão de midias sociais?

A resposta para essa pergunta é sempre “depende”. Ahh não faz essa cara torta de desaprovação quando leu essa resposta, eu sei que você fez! Infelizmente a resposta é essa mesmo, “Depende”. Como vimos rapidamente nos dois tópicos acima, sobre como fazer uma boa gestão e como definir em quais redes sociais sua empresa precisa atuar, existe uma série de variáveis que vão influenciar num orçamento da gestão. Você pode ter um funcionário preparado dentro de sua empresa para isso, pode contratar um freelancer ou uma agência especializada para realizar essa gestão. Uma outra alternativa é contratar uma consultoria para poder treinar o seu time ou o profissional de sua empresa que ficará disponível para a gestão.

O valor de investimento, no caso de um freelancer ou agência/consultoria, vai variar por conta do estágio que sua empresa está. Se ainda falta definir estratégia, conceito de comunicação, identidade verbal de sua marca e todos os outros pontos para um bom planejamento, com certeza o valor de investimento será maior. Se você já tem um planejamento definido e precisa apenas de alguém para ajudar na produção de conteúdo (como layout das peças e textos para postagens), o seu investimento poderá ficar mais enxuto. Então concorda que realmente “depende”?!

SAIBA QUANTO CUSTA

Bom, para ajudar sair do “depende” e dar uma resposta mais concreta, que tal ter uma ideia de quanto custa para uma agência especializada realizar uma boa gestão de midias sociais para sua empresa?
Clique aqui e SAIBA QUANTO custa um plano de gestão de midias sociais 


CURTIU?!
Se quiser bater um papo ou tomar um café para falar sobre ideias inovadoras para sua empresa. FALE CONOSCO e vamos ter o prazer de ajudar e compartilhar nossas experiências!

Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais!   

Deixe aqui seu comentário

Consultor de Marketing, empreendedor e CEO da intripADS. Está no mercado digital desde 2002. Com experiência em planejamento, inbound, branding, comunicação e vendas. É autor dos blogs da intripADS e INTRIP.com.br

Related Posts